Sumário
1.Nota introdutória. / Tânia Gaspar
2.Editorial - Escolas em 2010: crianças bem-sucedidas, falizes, saudáveis, responsáveis, autónomas e participativas. / Margarida Gaspar de Matos
3.El consumo de tabaco y alcohol en los adolescentes españoles y los programas educativos escolares de prevención de drogodependencias. / Antonia Jiménez-Iglesias, Pilar Ramos, Francisco Rivera, Carmen Moreno
4.Parents and children in Romania: the influence of family culture dimensions on parental involvement in children's academic life. / Oana Negru , Lavinia Damian, Adriana Baban
5.KIDSCREEN: qualidade de vida em crianças e adolescentes. / Tania Gaspar, Margarida Gaspar de Matos, José Luís Pais Ribeiro, Isabel Leal, Michael Erhart, Ulrike Ravens-Sieberer
6.Prevenção da violência interpessoal em meio escolar: os professores, as famílias e a comunidade também marcam uma diferença? / Margarida Gaspar de Matos
7.Can school assets moderate the impact of school satisfaction and school achievement on goals and aspirations in adolescents with special needs? / Celeste Simões, Margarida Gaspar de Matos, Gina Tomé, Mafalda Ferreira
8.A escola e os adolescentes: qual a influência da família e dos amigos? / Inês Camacho; Gina Tomé, Margarida Gaspar de Matos, Pedro Gamito, José Alves Diniz
9.Escola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes. / António Borges da Silva, Margarida Gaspar de Matos, José Alves Diniz
10.A escola e a actividade física dos adolescentes: estratégias de mudança. / Susana Veloso, Margarida Gaspar de Matos
11.Educação sexual na escola: conhecimentos, atitudes e conforto nos professores do ensino básico e secundário. / Lúcia Ramiro, Marta Reis, Margarida Gaspar de Matos, Duarte Vilar
Resumo
Este periódico apresenta-se como uma revista científica multidisciplinar que procura publicar resultados de novas pesquisas e intervenções no âmbito da psicologia e ciências relacionadas, tendo como grupos etários a criança e o adolescente. Funciona como uma forma de divulgação da investigação e prática de diversos temas actuais e de elevada pertinência na área científica da psicologia da criança e do adolescente.
A revista envolve e integra várias abordagens e quadros teóricos, incidindo essencialmente numa perspectiva desenvolvimental e ecológica. Assumindo-se como multidisciplinar, promove a diversidade, internacionalidade e qualidade, o que se reflecte na aceitação de artigos de temáticas e abordagens associadas a diversas linhas de investigação e intervenção relacionadas com o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.